Tecnologia

Home/Blog/Tecnologia

A moda anda de mãos dadas com as tendências de inúmeras áreas, e principalmente com as tendências e preferências dos consumidores. Cada vez mais, estes consumidores tem levantado a bandeira do eco-friendly e tem buscado participar mais do seu processo de consumo. Mas o que seria isso?

Entender como e com o que estão sendo feitos os produtos que chegam a ele.

Essa preocupação cresce e se fortalece a medida que falamos mais do meio ambiente e da necessidade de repensar nossa relação com ele.

Aqui na Benutex nós estamos fazendo a nossa parte! Deixamos de utilizar copos plásticos para utilizar garrafas de alumínio. A campanha foi abraçada por todos os funcionários e é a nossa contribuição para reduzir o lixo do planeta.

Voltando a falar de moda, como podemos ter uma ação semelhante? Uma visão mais sustentável?

As opção de tecidos e matérias-primas que são sustentáveis, ou que agridem menos o meio ambiente estão disponíveis e cada vez mais acessíveis. Para ajudar você a conhecer alguns desses tecidos, fizemos uma lista:

Pinatex: esta é uma imitação do couro tradicional, porém feita a partir das fibras de celulose presentes nas folhas do abacaxi. O processo, além de ser uma alternativa ao couro animal, dá uso a toneladas de material que seriam jogado fora (casca do abacaxi).

Carteira feita com Pinatex.

Laminado vegetal: é feito com o látex natural, extraído das seringueiras. Sua aparência também é semelhante ao couro, portanto, outra alternativa ao couro animal e sintético.

Botina de Laminado Vegetal

Algodão Orgânico: ainda é raro, porém sua produção vem aumentando a medida que a demanda também está aumentando. Alguns pontos negativos deste produto são o alto consumo de água utilizado na plantação e no desmatamento que pode ser gerado também no processo.

Tecido – Algodão Orgânico

Poliéster Reciclado: feito a partir de garrafas PETs, o poliéster reciclado possui uma taxa de emissão de carbono muito menor em relação ao poliéster tradicional, além de necessitar de menor energia no processo. Os tecidos de poliéster reciclado podem ser reutilizado inúmeras vezes, mantendo a qualidade.

Bolsa feita com Poliéster Reciclado

Qmilk: fibras feitas a partir da caseína do leite, que é a parte inadequada para o consumo humano. O processo demanda baixo consumo de água e apresenta desperdício zero.

Tecidos produzidos com Qmilk

Fibras de bamboo: essas fibras são biodegradáveis e seu tecido é altamente renovável, além de apresentar propriedades antibacterianas naturais.

Tecidos com Fibra de Bamboo

Lã: além de não precisar de insumos químicos, é renovável. No caso da lã orgânica, o pelo do animal não recebe tratamento tóxico.

 

Manta de Lã Orgânica

Tecido de Soja: Produzido com os resíduos da fabricação do tofu, este tecido é 100% biodegradável. Por ser rico em proteínas, recebe muito bem a ação de corantes naturais, não sendo necessário o uso de corantes artificiais.

Almofada com Tecido de Soja

Estas são algumas das alternativas disponíveis atualmente. Existem inúmeras outras, que ainda não são muito comuns, ou muito viáveis. Como falamos anteriormente, é importante conhecermos estas matérias-primas e saber que existem alternativas conscientes e amigas do meio-ambiente.

Menu

Orçamento

Nenhum artigo foi adicionado ao orçamento.

Ver todos os produtos