Tendências

Tie Dye: como fazer em casa | Benutex Malhas

Você já foi louca por tie dye ou já viu essa tendência estar em alta? Pois é!

Ela já foi muito usada e voltou com tudo este ano, trazendo a alegria e a juventude das misturas de cores, que ocorrem durante o processo de tingimento.

As estampas já foram muito associadas aos looks hippies, mas não se engane, elas são super democráticas e combinam com inúmeros estilos.

looks usando tie dye

Por serem geralmente coloridas, deixam a aparência bem alegre e com um toque moderno e por que não, jovem?

acessórios tie dye

Vale apostar nessa tendência em vestidos, saias, saídas de praia, blusas e o que você conseguir pensar! As opções são infinitas, bem como as combinações de cores.

Se você gosta de experimentar coisas novas, que tal repaginar uma peça de roupa que você tem no armário, mas não está mais usando? Vamos fazer um tingimento tie dye e atualizar a peça?

Olha esse passo a passo e faça em casa, bem fácil e com um resultado incrível e único!

1. Escolha o tipo de tinta

Para dar cor a sua estampa você pode usar corantes, que são os mais utilizados, são opções mais baratas e bem fáceis de encontrar, porém eles desbotam mais rápido e exigem um tempo maior para secar na roupa. Outra opção são as tintas para tecido, que apesar de terem o valor um pouco mais elevado, apresentem uma durabilidade e rendimento maior.

Quando for escolher o seu corante, leve em conta estes aspectos e veja o que combina melhor com o seu objetivo! Escolha cores que agradem e que você goste juntas, lembre-se de que elas vão se misturar para formar a estampa.

2. Prepare o tecido

É importante que a peça que você tingirá esteja limpa, portanto lave-a com água e sabão neutro antes de começar o tie dye.

As estampas únicas se formam devido a maneira como o tecido é torcido e amarrado, deixando partes isoladas e partes onde as tintas se encontram.

A maneira mais fácil de fazer a estampa é usá-la em espiral, ou seja, vamos torcer a camiseta esticada, em sentido horário e partindo do centro. O resultado será semelhante a um caracol. Após torcer, utilize um barbante ou uma borracha e amarre o rolinho de tecido com um X, dividindo o tecido amarrado em quatro partes.

3. Tingindo

Coloque uma panela com água fervendo para cada cor de tinta que você escolheu. Acrescente as cores e deixe diluir bem. Se você optou pelas tintas de tecido, você deve diluí-las em copinhos de água seguindo as medidas indicadas na própria embalagem.

Volte a pegar a sua peça que está amarrada e borrife um pouco de água para umedecer o tecido, cuidando para não deixá-la encharcada!

Vá colocando os líquidos coloridos em cada parte dividida do tecido, vale misturar as cores para ficar com um resultado bem bacana.

4. Hora de esperar a tinta fixar

Depois de 30 minutos, é preciso fazer a fixação do corante. Porém, se você optou pela tinta para tecido, essa etapa não é necessária.

Para fixar você deve utilizar um fixador de corante, que pode ser encontrado na mesma loja onde vende os corantes.

5. Quase pronto, vamos finalizar!

Deixe a sua peça em um local seco e ventilado, que não fique exposto ao sol até que o tecido seque completamente.

Com a peça seca, você pode cortar o barbante ou elástico e lavar o tecido com água e sabão para tirar os excessos de tinta e evitar que possa manchar outras roupas.

Deixe secar no varal e finalize com o ferro de passar. Pronto! Agora você tem uma peça novinha e que é super tendência!

Gostou da dica? Deixe um comentário pra gente! 🙂

luctus amet, libero. et, accumsan dapibus
Shopping Cart